Automação
Tecnologia de ponta otimizando sua produção e reduzindo custos
A Automação é, de forma sucinta, um sistema de controle que acompanha e inspeciona partes ou o todo de um processo industrial, realizando de maneira automática procedimentos anteriormente manuais.
Há mais de 30 anos no mercado, a Vórtice é especializada na automatização do sistema de climatização. Portanto, utiliza simples controladores pré-programados até Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) para processos mais complexos.
Funcionamento da Automação
O método funciona por meio do trabalho em conjunto entre um Sistema Supervisório de Controle (SSC) e um CLP. Este último é responsável pelo monitoramento e ativação das entradas e saídas digitais e analógicas geradas por um software próprio de cada sistema do CLP, que definirá a direção do processo em curso.
Monitorando as variáveis do processo produtivo (temperatura, pressão, vazão, amperagem, etc), é possível estabelecer níveis adequados de trabalho. Se os níveis deixarem de ser aceitáveis, o SSC alertará o operador para um possível problema no processo. Consequentemente, evitará a operação fora de parâmetros pré-estabelecidos, além de prever a necessidade de possíveis intervenções.
Em conclusão, o serviço garante que as intervenções no procedimento sejam feitas de modo rápido, assegurando que o produto final tenha sempre os mesmos atributos.
Benefícios da Automação
O principal resultado esperado com a implantação de um sistema automatizado é que ele possa trazer Payback no curto e médio prazo. Dessa forma, sendo a principal fonte de retorno a economia de energia que se tem com um sistema eficiente. Isso se torna possível quando a implantação do sistema está alinhada com uma gestão da manutenção preditiva, na qual utilizam-se de medições para procurar melhorias na eficiência energética do sistema HVAC como um todo.
Em um um sistema automatizado, o nível de informação é muito superior às medições manuais normalmente realizadas. As medições são realizadas com maior periodicidade, com maior precisão, com facilidade de manipulação dos dados gerados e de forma centralizada.
Como resultado, ganha-se em tempo na coleta e análise dos dados, além de liberar tempo para tomada de ações de melhoria. Além disso, diminui a necessidade de contratação de mão de obra especializada.
Por meio da agilidade na leitura dos instrumentos de campo e, por vezes, com intervenções automáticas para determinadas situações encontradas, os sistemas automatizados trazem maior segurança para o seu sistema e com respostas em um menor período de tempo. Por exemplo: eventuais problemas de parada de máquina poderão ser detectados de forma imediata. Os setup’s e set-points de máquinas também serão agilizados.